Funcionograma
Resumo: Este artigo mostra uma poderosa estrutura de organização indispensável para qualquer empresa, como se organizar, analisar e detalhar uma empresa. Uma estratégia de negócio que facilita a compreensão da dentro da empresa.
Palavras-chave: funcionograma, estrutura, análise, situação, solução.
Introdução
O tema Funcionograma aborda a necessidade de organização interna de uma empresa, com intuito de detalhar as tarefas realizadas de cada componente do trabalho, da qual se originou um órgão no organograma. Geralmente é o chefe da empresa que deve construir essa estrutura, além do controle necessário para evitar transtorno com funcionários negligentes ou sobre-carregamento de um funcionário, um dos aspectos mais importantes além de estabelecer o detalhamento da função, é o controle de analisar a situação, assim podendo achar soluções práticas para melhoria da empresa, e constatar resultados lucrativos. (Ballestero Alvarez, 1997)
O funcionograma tem como objetivo representar as funções de uma área especifica dentro de uma empresa, consiste em gráficos de colunas que descrevem as atividades desenvolvidas por uma área e as respectivas responsabilidades.
Conceito
O Funcionograma é usado geralmente pelas empresas, tendo como finalidade o detalhamento das atividades realizadas por cada função, ele indica como as várias funções de empresa se agrupam, subordinam e coordenam. Segundo Arenque passos “Tem o objetivo de verificar se as atribuições de cada unidade são harmônicas com o negócio e a missão da empresa”.
É evidente que nessa estrutura um funcionário exerça tarefas especificadas, Como no organograma, isso facilita o entendimento do trabalho total. O chefe adota o funcionograma como medida, para o uso exclusivo em sua ambiência interna. Segundo Cury, (2007)
O funcionograma pode ter múltiplas utilidades de trabalho inclusive para processos de racionalização, análise da distribuição do trabalho, padronização de atividades e fluxos, estudo de