ftalimida
Com os reagentes em estado líquido, inicia-se a contagem do tempo. É importante ressaltar que a reação é mantida em temperatura elevada, porém controlada, já que pode haver decomposição dos compostos em temperaturas muito alta.
Durante o aquecimento é possível notar a formação de cristais muito finos no pescoço do balão, indicando que a reação está sendo bem-sucedida, já que o produto sublima e cristaliza novamente ao encontrar a região do balão de menor temperatura.
Após cerca de 40 minutos de reação, desliga-se o aquecimento e o sistema é resfriado. Em seguida desagrega-se o sólido formado com auxílio de um bastão de vidro e adicionam-se 50 ml de água. O produto é então filtrado em funil de Büchner e lavado com água. Em seguida, deixa-se secar o sólido. Após secado e pesado, a o rendimento obtido foi de 20%.
A reação de condensação é uma reação química entre duas moléculas que se combinam formando uma única molécula. Geralmente têm como subprodutos moléculas muito pequenas e, quando esta é a água, a reação é chamada de desidratação (neste caso, sua reação inversa é a hidrólise).
Para a síntese da ftalimida, a reação utilizada foi uma condensação partindo do anidrido ftálico e da uréia, tendo como produtos a ftalimida, gás carbônico e água.
A ftalimida é utilizada principalmente em plásticos e no ponto de vista da química farmacêutica é considerada um importante bióforo constituindo subunidades estruturais de caráter