Jornal sobre o ambiente
29 de Maio de 2014, Alverca do Ribatejo - Edição I - 0,70€
CFC's e CO2 estão a prejudicar o mundo
Efeito "smog" na China
Contaminação do ar
O ar que respiramos está cada vez mais poluído devido às emissões de dióxido de carbono (CO2) e de clorofluorcarbonetos (CFC's), tendo um impacto negativo direto a nível mundial e a nível da saúde humana.
O planeta está mais quente
Efeitos do aquecimento global podem por fim à espécie humana.
Protocolo de Quioto
O documento estabelece aos países industrializados a redução das emissões de dióxido de carbono e outros gases do efeito de estufa.
Aquecimento Global
2
Jornal Ambiente
Ar "pesado"
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos nefastos da poluição do ar. Cidades como Pequim
(China), Karachi (Paquistão), Nova Délhi (Índia), Katmandu (Nepal), Lima
(Peru), Arequipa (Peru), Ulan Bator
(Mongólia) e Cairo (Egito) estão na lista das mais poluidoras do mundo. A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado, atualmente, é extremamente difícil.
Quando esta mistura de gases poluentes, incluindo o ozono, permanecem e misturam-se na atmosfera, formam uma espécie de nevoeiro e fumo que causam um efeito visual característico, deixando sobre a cidade uma camada
cinza de ar. Este fenómeno é conhecido como "smog" fotoquímico/industrial
(smoke (fumo) + fog (nevoeiro)). Uma vez que o Smog está