Friedrich Froebel o formador das crianças pequenas
O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era espalhar brincadeiras criativas Froebel foi o primeiro educador a criar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. É interessante, que para Frobel, o brincar caracteriza a ação da criança e que o próprio ato de brincar é uma linguagem.
Frobel abriu o primeiro jardim de infância em 1837, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, o professor seria o jardineiro. A criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo.
Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para o desenvolvendo de seu corpo e a mente, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo utilizando a coordenação motora. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as crianças tem que ter o contato com a natureza.
A grande educação em ajudar o homem é de conhecer a si próprio, a viver em paz com a natureza e em união com Deus. É o que Frobel chamou de educação integral. Sua concepção de ser humano era profundamente religiosa.
As melhores idéias que Froebel contribuiu para a pedagogia moderna foi a de que o ser humano é dinâmico e produtivo, e não articulável, receptivo e depositário. O homem é uma força autogeradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior.