Resumo sobre Froebel
Nascia em 21 de abril 1782 na cidade Oberweissbach, sudeste da antiga Prússia, Friedrich Wilhelm August Froebel, sexto filho de um pastor protestante e órfão de mãe, pois sua mãe veio a falecer meses depois seu nascimento. Seu pai casou-se novamente em 1785, decorrente disso Froebel ficou sobre a proteção de seu Tio. Pode-se dizer que ele viveu, portanto, uma infância solitária, em que se empenhou em aprender matemática e linguagem e a explorar as florestas perto de onde morava.
Friedrich Froebel passou pelas diversas áreas do saber, desde aprendiz de guarda florestal, estudante de filosofia e ciências naturais, que exerceria grande influência em suas concepções. Ele foi aprendiz de Pestalozzi entre 1803 a 1805, o contato entre os dois gerou entusiasmo para criar novas ideias pedagógicas, como a percepção como ponto de partida para a educação da primeira infância e a importância da mulher como educadora nata nesse processo. Com isso ele voltou para Alemanha e iniciou suas próprias teorias e fundou o primeiro Jardim de Infância (Kindergarten) onde colocou em pratica suas teorias pedagógicas tendo como elementos fundamentais os jogos e as atividades livres.
Frobel viveu entre 1782 a 1852, época da sedimentação do modo de produção capitalista e da consolidação do poder pela burguesia. A Alemanha da era das revoluções era um pais conservador e retrógrado. E a pedagogia de Frobel é construída em meio as contradições e realidade social desse momento histórico.
Frobel, um teórico de suma importância para a história da educação. Kindergarten foi criada por ele para identificar as instituições para crianças em idade pré-escolar (menores de 6 anos). O termo “jardim de infância” é coerente com sua concepção, pois para ele, a infância é comparada a uma planta que necessita de água, solo rico, nutrientes e luz do sol, tudo sobre os cuidados de um bom jardineiro ou jardineira que saiba ouvir as necessidades de cada planta, ou seja, de cada criança.