Resumo sobre froebel
Froebel nasceu em 1782 em Oberwebach e faleceu em 1852. Seu pai era protestante. Seus princípios filosóficos, teológicos apontam um Froebel com espirito profundamente religioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente: sua união com Deus. Suas ideias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia são as ideias de atividade e liberdade. Foi o fundador dos jardins de infância, onde as crianças se expressavam através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. Para ele a educação da infância se realizava através de três tipos de operações: a ação, o jogo e o trabalho. Foi grande defensor do desenvolvimento genético. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade.
Primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica e a aprender o significado da família nas relações humanas.
Afirmava em sua obra A educação do homem (1826), que “a educação é o processo pelo qual o individuo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente em relação a natureza e a sociedade”. Esse conceito de parte-todo foi um dos mais bem desenvolvidos por Froebel.
Sua proposta pode ser caracterizada como um currículo por atividades no qual o caráter lúdico é o fator determinante da aprendizagem das crianças.
Partindo da filosofia educacional de Froebel, baseada nos jogos infantis, o filosofo dirige a metodologia dos dons e ocupações, dos brinquedos e jogos.
De acordo com Tizuko(1998), as obras de Froebel despertam o interesse pela auto atividade da criança, liberdade de brincar e expressar tendências internas pelo jogo como fator de desenvolvimento integral das crianças.
Sou grande admiradora de Froebel e por isso o escolhi, também faço uso de muitas técnicas criadas por ele na educação infantil, por acreditar como ele, que as brincadeiras e jogos são