Caso Clínico
EDUARDA TIZATTO WEINFURTER
EMMANUELE PARIZ SILVA
FERNANDO SARAIVA MARTINS
HÉRIC WITNEY JOVITA
PAULA DE MENEZES SCHIEFFERDECKER
ESTUDO DE CASO CLINICO
ITAJAÍ
2012
ARYTON GUINZANI
EDUARDA TIZATTO WEINFURTER
EMMANUELE PARIZ SILVA
FERNANDO SARAIVA MARTINS
HÉRIC WITNEY JOVITA
PAULA DE MENEZES SCHIEFFERDECKER
Trabalho interdisciplinar apresentado para as disciplinas de: Análise Ambiental, Bacteriologia, Citopatologia Oncótica e Histoquímica, Farmacologia, Micologia Clínica, Parasitologia Clínica, Reprodução Humana Assistida e Trabalho de Iniciação Científica apresentado pelos alunos do curso de Biomedicina, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
Professor (es): Clovis Antônio Rodrigues, Daniela Valcarenghi, Giovanna Vietta, Luciane Angela Nottar Nesello, Márcia Maria de Souza, Rosana Cé Bella Cruz e Vera Lucia Langaro Amaral.
ITAJAÍ
2012
"Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível.”
- Edward A. Murphy
1 INTRODUÇÃO
O caso clínico em questão tem como objetivo correlacionar a sintomatologia e a anamnese do paciente e, com auxilio dos resultados de determinados exames solicitados, e apontar a provável etiologia da patologia assim apresentada. Para isso devem ser utilizados os conhecimentos adquiridos ao longo dos períodos cursados, a fim de solucionar o caso, e relatar os métodos e interpretações adotadas, bem como fundamentá-las cientificamente.
A paciente do caso número 3 do sexo feminino possui 60 anos de idade, obesa e apresenta quadro de Diabetes Mellitus há doze anos, faz uso de dois medicamentos para esta respectiva doença, Metformina 850 mg três vezes ao dia e Glinbenclamida 2,5 mg duas vezes ao dia. Também faz uso de medicamentos para reposição hormonal. Exames laboratoriais executados, relatam