Friedrich Wilhelm August Froebel Final
Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach, na Alemanha, em 1782. Cursou informalmente algumas matérias na Universidade de Jena, tornou se professor utilizando alguns conceitos de Pestalozzi, mas tarde quando conhece o Instituto Pestalozzi fica fascinado com os métodos, passando a utilizá-los. Em 1816 fundou sua primeira instituição de ensino, na cidade alemã de Griesheim. Dois anos depois, a escola foi transferida para Keilhau, onde Froebel pôs em prática suas teorias pedagógicas. Em 1826, publicou o livro A Educação do Homem. A experiência que foi adquirindo no decorrer de sua vida contribuiu como fonte de inspiração para que ele fundasse o primeiro jardim-de-infância, na cidade alemã de Blankenburg. No mesmo período que trabalhara com o jardim-de-infância, administrava uma gráfica que imprimia instruções de brincadeiras e canções para serem aplicadas em escolas e em casa. Froebel faleceu no ano de 1852.
Friedrich Froebel e suas Teorias
Para estudar Froebel, é incomensurável a importância do conhecimento de duas tendências históricas sobre a criança; a Idade Média traz a criança como adultos que precisam atingir o tamanho “normal”, as crianças dessa época eram tratados e vestidos como adultos, simplesmente não existia infância. No entanto entre os séculos 18 e 19 a infância passa a ser valorizada, e esta fase começa a ser tratada como uma etapa importante, a etapa decisiva na formação de pessoas, ideia atualmente utilizada pela ciência. Froebel viveu na época em que os conceitos sobre a criança assumiam novas características, esteve à frente de estudos que apresentava a criança como algo especial, que necessitava de cuidados, para que o mundo não corrompesse sua essência, por isso o interesse em estudar a criança e a educação desde a infância.
Froebel estudando diversas teorias formula a Philosophie de La Sphère, que agrega os seguintes conceitos: autonomia intelectual, aprendizagem social e aprofundamento religioso em relação