A influência das concepções de froebel nas atuais propostas pedagógicas
NAS ATUAIS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Alexandra Lima Santos
RESUMO
Este artigo buscou comparar as concepções educativas froebilianas que perduram e influenciam a prática pedagógica atual. Para metodologia, utilizamos a revisão literária. Propomos como objetivos observar quais os pressupostos de Froebel que tem uma continuidade na prática pedagógica; verificar os procedimentos de utilização de técnicas (a saber: jogos, brinquedos e brincadeiras), que, contribuam para o processo de aprendizagem. A observação dos fatos se desenvolveu no Colégio Francisco Camerino Baby, onde, as atividades educativas são dirigidas pelas professoras, confirmando, em parte, a presença dos métodos froebilianos e comprovando a análise dos dados.
Palavras-chave: Concepções Froebilianos. Práticas pedagógicas.
INTRODUÇÃO
As idéias do educador e filosofo alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852), tiveram uma grande repercussão mundial. Idealizador do primeiro jardim de infância, onde, desenvolvia atividades pedagógicas através de elementos fundamentais como jogos e brincadeiras. De família de classe média e com uma educação protestante que influenciou sua obra. Em 1799, ele ingressa no curso de filosofia em Jena, sua filosofia sofreu influências das concepções pedagógicas de Johann Heinrich Pestalozzi e de sua paixão pelas Ciências Naturais.
Segundo Arce (2002, p.59), em 1837, Froebel, fundou o Instituto de Educação Intuitiva para a Auto-Educação. Neste local, a criança poderia “descobrir sua essência divina e suas reais potencialidades”, ou seja, teria a possibilidade de desenvolver suas habilidades e expressar de maneira intuitiva seu interior. Para Froebel o jogo, juntamente com os brinquedos, desenvolve na criança o autoconhecimento, pois é através dele que a criança expressa sua visão de mundo. A brincadeira torna a criança auto ativa, perseverante e carinhosa.
Em tempos de industrialização, progresso e modernização, os integrantes