franchising
GESTÃO MERCADOLÓGICA
CUIABÁ/2014
CÁSSIA LOPES DOS SANTOS
EDILAINE MOTTA BRANQUINHO
MIRIAN LOPES DOS SANTOS
OBSVAL SANTOS PEREIRA
REBECA PRADO MOREIRA
Eventos e Experiências
Orientador: Israel Sciencia.
CUIABÁ/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho surgiu do interesse em descobrir por que os eventos vêm sendo cada vez mais utilizados pelas empresas como estratégia para que elas consolidem suas marcas no mercado. Analisar como a comunicação se insere na organização desses eventos e como eles podem contribuir para que as empresas trabalhem suas marcas é fundamental para entender como as organizações têm dialogado com seus públicos de interesse e quais as ferramentas elas vêm utilizando e o que também podem lançar mão para se diferenciar de seus concorrentes e conquistar a preferência dos consumidores.
Eventos e Experiências
O mundo corporativo está vendo com bons olhos os investimentos em eventos e experiências. Isso significa que a adoção dessas práticas de negócio está criando vantagens competitivas para as empresas e agradando os públicos-alvo. Fazer de um momento comum, um acontecimento especial na vida do consumidor pode levá-lo a ampliar e aprofundar seu relacionamento com a empresa.
O contato diário com as marcas também pode afetar as atitudes e crenças do consumidor em relação a elas. A atmosfera é um “Ambiente Calculado” que cria ou reforça inclinações à compra do produto.
Exemplo 01: um escritório de advocacia decorado com tapetes orientais, mobília de carvalho e livros nas estantes e escrivaninhas comunicam estabilidade, conhecimento e sucesso.
Exemplo 02: uma loja de motos com uma boa exposição de exemplares de motocicletas, acessórios, vestuário, além de quadros e ilustrações no tema, proporcionam ao visitante a sensação de liberdade, coragem e estilo de vida.
Exemplo