Modernismo 2ª Geração
Na poesia, a fase do nacionalismo critico, que promovia a releitura do passado histórico do Brasil, é superada, e ao autores passam a dedicar-se à reflexão sobre o mundo contemporâneo, usando todos os recursos à disposição da criação poética, aproveitando as conquistas da primeira geração e outras ferramentas relacionadas à forma.
Amadurecimento e aprofundamento das conquistas de 22;
Autêntica liberdade estética;
Reflexão critica sobre o mundo contemporâneo;
Poesia com forte dimensão social
Projeto literário da poesia
Refletir sobre a sentido de estar no mundo é a proposta que define o projeto literário da poesia da segunda geração modernista. Essa reflexão está associada a uma grande preocupação com a renovação da linguagem, anunciada na geração anterior.
A analise do seu humano e de sua angústias, o desejo de compreender a relação entra o individuo e a sociedade da qual faz parte são os elementos recorrentes na poesia produzida na década de 1930.
Carlos Drummond de Andrade
Poema "No meio do Caminho" (pag 96) - O poema causou controvérsia. De um lado, os modernistas o reconheciam como uma manifestação significativa dos novos valores estéticos Do outro, a opinião publica via o poema como uma síntese do desrespeito da nova geração de poetas em relação à "boa" literatura
Tema presente em toda sua produção literária: o questionamento do sentimento da vocação literária e da função social do poeta, a dificuldade de compreender os sentimentos, a importância da família.
"Gauche" - Individuo tímido, incapaz, sem muita aptidão