Franchising
Índice
Introdução Página 3
Franchising
Conceito Página 4 Franchidasor e Franchisado (Obrigações, Vantagens e Desvantagens) Página 5 Contrato e Principais Custos Página 7 O Franchising em Portugal Página 8 Exemplo Alimentar (Mcdonald’s) Página 11 Exemplo Não Alimentar (Rituals) Página 15
Conclusão Página 22
Fontes de Consulta Página 23
Introdução
No âmbito da disciplina de Gestão do Retalho, do curso de Gestão e Engenharia Industrial do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), leccionada pelo professor João Menezes, foi-nos pedida a realização de um trabalho cujo tema foi escolhido de entre uma lista disponibilizada pelo professor. O tema escolhido foi o “Franchising, Alimentar e Não Alimentar (Vantagens e Inconvenientes) ”.
Neste trabalho iremos abordar os conceitos de franchising, incluindo um pouco da história e a escolha por parte da empresa de um valor adaptativo ou standard; franchisador e franchisado, falando das suas obrigações, vantagens e desvantagens; contrato e principais custos na implementação do franchising; franchising em Portugal; e por fim iremos dar dois exemplos de franchising, um alimentar (Mcdonald’s) e um não alimentar (Rituals).
Conceito
Franchising é uma forma de comercialização e distribuição, na qual o franchisador concede a uma pessoa física ou jurídica (franchisado) o direito de gerir uma empresa, vender um produto, ou a prestação de um serviço, isto sob o formato do franchisador. O franchising moderno inclui um formato para a realização do negócio, um sistema de gestão para o funcionamento deste e uma identidade de marca compartilhada.
Uma empresa pode escolher entre um valor adaptativo e um valor standard. No caso de escolher um valor standard, a empresa adopta o mesmo valor para todos os segmentos de clientes mundialmente. Se a