Fran
1. Resíduos Sólidos
Resíduos sólidos são materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultantes de atividades humanas em sociedade.
1.1 Os copos descartáveis no meio Ambiente
Os copos de plástico foram criados para ser uma solução. São práticos, higiênicos e baratos. O problema começa na hora que os copinhos vão parar no lixo.
Anualmente, os copos produzidos para não terem seu uso repetido geram toneladas de lixo por ano, enquanto que o período para degradação do copo plástico que pode ser de 200 a 450 anos.
Tal contexto traz um problema que estará presente em várias das próximas gerações. De modo que todo produto sintetizado pelos humanos e que é desconhecido na natureza tem o potencial de causar danos ambientais. A intensidade do prejuízo depende da escala de uso e do tempo de permanência das substâncias no ambiente.
A maior parte dos copos plásticos descartáveis usados atualmente não é biodegradável e são pouco alterados pelo ambiente após décadas de descarte. Assim, o uso por apenas uma vez de um copo de plástico, como é hábito geral, seguido de seu descarte, é altamente danoso ao meio ambiente, sem falar na própria produção de plásticos, que gera resíduos tóxicos de difícil controle.
Um exemplo simples que ilustra a questão da má utilização de copos descartáveis é a sua aplicação em bebedouros. A maioria das pessoas, quando vai tomar água acabam puxando não apenas um copo mais dois ou três, buscando “reforçar” o recipiente ou involuntariamente. Essa situação, que acontece rotineiramente na maioria dos bebedouros, é só um dos vários exemplos de que o senso comum negligencia o potencial gerador de resíduos do uso indiscriminado de copos descartáveis e da consequente produção de lixo plástico.
Um hábito interessante para evitar o desperdício de copos descartáveis é a adesão de copos de plástico (não descartáveis), de cerâmica, ou de qualquer outro material para cada local frequentado no dia a dia, disponibilizando copos