fotocolorimetria
A fotocolorimetria e a espectrofotometria podem ser conceituadas como sendo procedimentos analíticos através dos quais é possível determinar a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante (luz). A fotocolorimetria é um método biofísico de análise de substâncias largamente utilizado em laboratórios de análises clínicas e em laboratórios de pesquisa, tendo como principal objetivo a determinação da concentração de soluções. Esse método baseia-se na relação existente entre a absorção de radiações eletromagnéticas e a concentração da substância em questão.
O método fotocolorimétrico baseia-se em reações que resultam em soluções coloridas. A intensidade da cor produzida é proporcional à concentração da substância que está sendo dosada. Em consequência desta proporcionalidade, é possível dosar substâncias em soluções de concentração desconhecida (amostra), ao comparar a intensidade da cor produzida por esta substância à intensidade da cor produzida pela mesma substância em outra solução onde a concentração é previamente determinada (padrão).
A diferença de coloração é muitas vezes imperceptível a olho nu. Por essa razão, a medida da intensidade de cor é comumente efetuada por instrumentos denominados fotocolorímetros ou espectrofotômetros. Estes instrumentos possuem uma fonte de luz branca, filtros coloridos (fotocolorímetro), prismas ou retículos de difração (espectrofotômetro), através dos quais pode ser feita a seleção do comprimento de onda (λ). Consiste em um sistema onde a intensidade da luz é detectada, transformada em corrente elétrica, amplificada e medida.
Ao incidir um feixe de luz sobre uma solução corada, verifica-se que a intensidade de luz que emerge da solução (I), é menor que a intensidade de luz incidente nesta solução (Io). A diferença entre a intensidade de luz de incide e a intensidade de luz que atravessa a solução corada pode ser medida e expressa pelo coeficiente obtido através da