Trabalho sobre fotocolorimetria
FOTOCOLORIMETRIA
ARARIPINA-22 DE AGOSTO DE 2012 FOTOCOLORIMETRIA É um método biofísico de análise de substâncias largamente utilizado em laboratórios de análises clínicas e em laboratórios de pesquisa, tendo como principal objetivo a determinação da concentração de soluções.
Esse método baseia-se na relação existente entre a absorção de radiações eletromagnéticas e a concentração de substâncias em questão. Lambert e Beer demonstraram que existe uma relação direta e exponencial entre a concentração de uma solução e a luz por ela absorvida. Observaram que a luz emergente é também dependente do percurso óptico.
O equipamento utilizado para a realização da prática da fotocolorimetria ,o fotocolorímetro, é composto pelos seguintes itens: fonte de luz, filtro, cubeta, fotocélula e miliamperímetro. O aspecto externo do fotocolorímetro é bastante característico e composto por: seletor de filtro, que serve para a escolha do comprimento de onda do feixe de luz que incidirá sobre a cubeta, sendo o aparelho dotado de cinco filtros (410 nm, 480 nm, 520 nm, 580 nm e 600 nm); porta-cubetas,que é o local onde se coloca a cubeta; botões de calibração; mostrador de leitura, que apresenta as duas grandezas que podem ser medidas pelo fotocolorimétrico: a absorbância e a transmitância.
A absorbância expressa a capacidade que tem uma solução de absorver uma certa quantidade de energia do feixe de luz incidente. O procedimento prático tem como objetivo a determinação da concentração de uma solução de anilina utilizando o método fotocolorimétrico. São preparadas cinco soluções de anilina, com diferentes