espectro colorimetro
Equipe: Amanda Pereira
Claudiana Talita
Euclides Garcia
Ítalo Jose
Mikelâne de Oliveira
Munique Rodrigues
Recife- PE
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre espectro colorimétrico ou fotocolorimétrico que tem por finalidade de dosar substâncias biológicas. Neste método são utilizadas reações que resultam em soluções coloridas. Essa coloração é muitas vezes imperceptível a olho nu. Por isso necessita-se de instrumentos denominados fotocolorímetros ou espectrofotômetros. Esses instrumentos possuem uma fonte de luz branca, filtros coloridos (fotocolorímetro), prismas ou retículos de difração (espectrofotômetro).
Espectro colorimétrico O método fotocolorimétrico foi desenvolvido com a finalidade de dosar substâncias biológicas. Neste método são utilizadas reações que resultam em soluções coloridas. A intensidade da cor produzida é proporcional à concentração da substância que está sendo dosada. Em conseqüência desta proporcionalidade, é possível dosar substâncias em soluções de concentração desconhecida (amostra), ao comparar a intensidade da cor produzida por esta substância à intensidade da cor produzida pela mesma substância em outra solução onde a concentração é previamente determinada (padrão).
A diferença de coloração é muitas vezes imperceptível a olho nu. A medida da intensidade de cor é efetuada por instrumentos denominados fotocolorímetros ou espectrofotômetros. Estes instrumentos possuem uma fonte de luz branca, filtros coloridos (fotocolorímetro), prismas ou retículos de difração (espectrofotômetro), através dos quais pode ser feita a seleção do comprimento de onda (λ), e um sistema onde a intensidade da luz é detectada, transformada em corrente elétrica, amplificada e medida.
Ao incidir um feixe de luz sobre uma solução corada, verifica-se que a intensidade de luz que emerge da solução (I), é menor que a intensidade de luz