Fosfolipideos
Integrantes: Paulo Eduardo, Liandra, Gabriele N, Aline.
Professor Dr.: Wilton Cardoso
Disciplina Técnica: Química de Alimentos e Nutrição
Definição
Os fosfolipídios compreendem uma classe especial de lipídios.
Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares. A membrana plasmática e todas as outras membranas celulares são formadas por uma bicamada lipídica, com proteínas imersas. Definição
A molécula de fosfolipídio é resultante da ligação de um glicerídio a um grupo fosfato. A presença do grupo fosfato faz com que o fosfolipídio tenha a aparência de um palito de fósforo.
A cabeça formada pelo fosfato é eletricamente carregada e a haste, formada pelo glicerídio é apolar.
Definição
Formam-se pela união de dois ácidos graxos aos carbonos C1 e C2 do glicerol fosfato.
Definição
As moléculas de fosfolipídios podem se mover livremente nessas membranas, mantendo-se em constante reorganização. Por isso as membranas celulares são chamadas de lipoprotéicas. O fato de ela poder se reorganizar evita que haja rupturas na membrana e que ela tenha uma alta capacidade de regeneração.
Definição
São moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituida pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica(tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água. Essa característica é fundamental para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Definição
Quando essas moléculas são imersas em água, elas tendem a formar camadas, com a região hidrofílica para fora, em contato com a água, e a região hidrofóbica para dentro. Se essa estrutura for rompida, ela tende a se refazer, explicando o grande pode de regeneração das membranas plasmáticas.
Os fosfolípidos mais abundantes
1. Fosfatidiletanolamina
3. Fosfatidilinositol
2. Fosfatidilcolina
4. Fosfatidilserina
Função dos fosfolípideos
● Dão estrutura a membrana celular.
● Ativa