Neurobiologia Membrana
Função: Proteção, revestimento, reconhecimento celular, permeabilidade seletiva, dá unidade funcional às organelas celulares. No geral, permite que haja interação com o meio externo.
Composição:
É formada por lipídeos, proteínas e açúcares.
Obs: Na parte interna da membrana há filamentos do citoesqueleto que permitem o movimento da célula a partir da polimerização e da despolimerização dos mesmos.
Histórico:
Gordel -> A membrana é constituída por lipídeos. Davson-> Afirmou que era composta por proteínas nas extremidades e com lipídeos no interior. (Sanduíche de proteínas com recheio de lipídeos) ? ?-> Bicamada fosfolipidea
A Bicamada Lipídica:
Os fosfolipídeos apresentam uma cabaça polar, que fica voltada para fora, e uma cauda apolar que fica voltada para dentro. O fosfolipídeo encontrado mais comumente nas membranas celulares é a fosfatidilcolina. Essa variação de tipos de fosfolipídeos de célula para célula ocorre de acordo com a função de cada uma.
Além disso, as caudas apolares interagem entre si, permitindo a organização da membrana celular. Outra função importante das caudas é que elas são insaturadas, o que proporciona flexibilidade para a membrana.
Existem 3 tipos de movimentação dos fosfolipídeos:
•Difusão Lateral -> Troca de lugar entre fosfolipídeos da mesma monocamada. Ocorre normalmente como resultado de agitação térmica.
•Rotação -> Movimento do fosfolipídeo em torno do seu próprio eixo.
•Flip-Flop-> Troca de monocamada, permitindo fluidez e renovação da membrana.
Obs: Quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas, fazendo com que haja a passagem da membrana do estado Sol para o estado Gel.
Fluidez: O quão fluida uma bicamada lipídica é em uma dada temperatura depende da sua composição de fosfolipídeos e, em particular, da natureza das caudas hidrocarbonadas: quanto mais próximas e mais regular for o empacotamento das caudas, mais viscosa e menos fluida será