fosfolípideos
Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido constituindo uma das fases de um coloide.
As micelas são geralmente globulares, contudo, estas estruturas podem ser elipsoides, cilíndricas e em camadas. O formato e o tamanho destas é função da geometria molecular dos surfactantes bem como das condições da solução, tais como: concentração, temperatura, pH e força iônica.
Não é a parte polar que se liga à partícula de gordura, mas a apolar!
Na bioquímica, micela é uma macromolécula formada pela interação entre estruturas que tenham afinidade eletrostática. Por exemplo: quando acrescentamos detergente a um sistema constituído por água e óleo (que não têm afinidade química), a molécula de detergente faz uma espécie de "ponte" entre as moléculas de água e a partícula de óleo: a parte apolar ou lipofílica do detergente liga-se à partícula do óleo e a parte polar ou hidófila liga-se às moléculas de água. Assim, forma-se uma grande estrutura formada por uma partícula de óleo no centro, moléculas de detergente a rodeando e moléculas de água, por sua vez, ligadas às outras extremidades das moléculas do detergente. Esta é uma micela constituída por óleo-detergente-água.
Estrutura globular formada por um agregado de moléculas surfactantes, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido constituindo um das fases de um colóide.
As micelas são geralmente globulares, contudo, estas estruturas podem ser elipsóides, cilíndricas e em camadas. O formato e o tamanho destas é função da geometria molecular dos surfactantes bem como das condições da solução,