Forças Competitivas
Módulo: 3 - Unidade: 8
Fórum B
Título: Estratégia de Empresas
Aluno: Nilson Paulo dos Anjos Neto
Disciplina: MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos
Turma: UCI RJ 4
Introdução
A competitividade tem se tornado o grande fator em diversos segmentos no mercado para que as organizações sempre estejam buscando novas estratégias que a diferenciem no mercado em que atuam. Tornando-se necessário reinventar-se, criar produtos diferenciados que permitam se distanciar nesta corrida em busca da liderança. E a chave dessa vitória está na inovação. O sucesso do circo está vinculado com a criação de um novo espaço de mercado inexistente, com características únicas. A companhia trabalha fortemente em conhecer seus melhores clientes para mantê-los, criando um baixo nível de ameaças por parte de novos entrantes. A inovação criada pela companhia foi responsável pela reinvenção do conceito circense. Sendo um exemplo de sucesso de administração estratégica tomando-se por base os fundamentos das cinco forças competitivas, das estratégias competitivas e da cadeia de valor.
Cinco forças competitivas
O modelo das cinco forças competitivas, criado por Michael Porter, é utilizado para determinar a atratividade de um mercado. A aplicação destas possibilita o reposicionamento estratégico da empresa, bem como o embasamento necessário para a definição de um planejamento estratégico para o lançamento de um novo produto ou serviço. Analisaremos abaixo cada uma das cinco forças descritas por Porter enfatizando a estratégia do Cirque du Soleil.
Rivalidade entre concorrentes Trata-se de quão acirrada é a disputa entre os concorrentes diretos ou, ainda, do nível de competitividade da indústria em questão. A indústria circense caminhava para o declínio enquanto que o Cirque estava indo em direção oposta, com um crescimento fenomenal. O grau de rivalidade, inicialmente alto, foi diminuindo à medida que a