Correntes Folosóficas
Aluna: Camilla Leão Mello n° 07
Professora: Ivanira/Português 2 série”D”
Correntes
Filosóficas
União da Vitória – Julho de 2014
Sumário
Introdução _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pág 01
Desenvolvimento _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pág 02-03
Conclusão _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pág 04
Referências Bibliográficas _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pág 05
Introdução
O presente trabalho terá abordagem sobre as correntes filosóficas, das quais são: Positivismo, Determinismo, Evolucionismo e Socialismo.
Positivismo: Comte acreditava que era possível alcançar qualquer objetivo, desde que soubessem também imprimir às situações necessárias à obtenção dos objetivos desejados.
Determinismo: Todas as suas vontades e ações não são livres, no sentido de uma determinação livre do sujeito, e sim resultado de mecanismos biológicos
Evolucionismo: Evolução e adaptação dos seres vivos ao meio-ambiente.
Socialismo:
Pregava-se uma revolução internacional que derrubasse a burguesia e o sistema capitalista e fosse implantado o comunismo.
Desenvolvimento
Positivismo: Corrente Filosófica criada por August Comte, que foi considerado o “Pai da Sociologia” e muito reconhecido por criar a doutrina do positivismo.
Valorizava os resultados obtidos de maneira experimental, de modo que pudesse ser observado. O positivismo critica áreas do conhecimento tais como a filosófica, religiosa e empírica, que tem como fonte de dados informações que não podem ser verificadas.
Pode-se dizer que ia contra toda sua forma de metafísica.
O positivismo deu início a uma nova forma de conhecimento baseada na razão, e estabelece critérios rígidos para determinar uma nova forma de ver o homem e o mundo. A partir dessa teoria nasce a ciência como vemos hoje, ou seja, valendo-se de critérios que são considerados universais.
Determinismo: Ou