forças competitivas
Ameaça de entrada de novos concorrentes
Poder de Poder de barganha
Ameaça de substituição
Fonte: Maximiano A C. Amaru.
1 Segundo Porter, a competição contempla cinco forças competitivas num ramo de negócio, as quais variam de indústria para indústria e determinam a lucratividade a longo prazo. Essas forças são fatores críticos de sucesso e vetores de estabelecimento de preços, definição de matriz de custos e investimentos e quantidade de competidores.
1.1 Essas forças são os novos concorrentes, os fornecedores, os compradores, os bens substitutos e a rivalidade entre concorrentes, os quais agem, segundo o mestre, nas formas que sequem.
2 AMEAÇA DE NOVOS CONCORRENTES (ENTRANTES)
2.1 Economia de escala: as grandes empresas já estabelecidas têm vantagens, pois seus custos unitários diminuem à medida em que o volume de produção aumenta.
Um novo entrante terá que pagar muito para operar em grande escala ou aceitar a desvantagem de operar como uma pequena empresa iniciante.
2.2 Diferenciação de produto: empresas estabelecidas têm um nome de marca e desenvolvem, ao longo prazo, a fidelidade do cliente.
Nova empresa teria de investir pesado para superar empresas estabelecidas.
2.3 Exigências de capital: quanto mais significativas forem são os recursos financeiros necessários para se iniciar um negócio, maior é será a barreira a novos concorrentes.
2.4 Custo de troca: se os clientes tiverem que assumir custo adicional ao trocar de fornecedor cria-se uma