Fortaleza Nossa Senhora Dos Prazeres
Prazeres
ALUNAS: ANGELA MEI FEI JANG,
CAMILA ARAUJO SUCHEK,
JAQUELINE MACIEL BUENO,
R A FA E L A C R I S T I N A A R C I E D O M I N G O S .
A Fortaleza de nossa senhora dos prazeres de Paranaguá, também referida como fortaleza da barra ou fortaleza de Paranaguá, localiza-se na praia da fortaleza, no sopé do morro da baleia (hoje da fortaleza), na ilha do mel, litoral do estado do paraná, no brasil.
Construída pelo tenente coronel Afonso Botelho, de acordo com ordens recebidas do
Marquês de Pombal pelo Capitão-General D. Luiz Antônio de Souza, então governador da Capitania de São Paulo.
Construí da em (1767-79), sua função era defesa contra at aques de navios pi ratas franceses, ingleses e espanhói s. Al guns anos após sua construção el a se t ransforma em rui nas, sendo reconst ruí da em 1819, e restaurada em 1995.
pelos escravos. Sendo que as paredes das quatro fachadas da fortaleza possuem espessura de 1,5m e altura de 7m, e sobre as pedras da base, foram colocadas cinco guaritas salientes. Em 1769, a fortaleza tinha seu portão instalado na muralha norte e também já estavam concluídas as prisões com janelas gradeadas, o aquartelamento, a cozinha, a enxovia, a capela, a casa do comando e a casa da pólvora. A edificação possuía cachorro de porta, em pedra, para auxiliar no levantamento da ponte levadiça. Há duas entradas do Forte: a oficial (que, no entanto, teve sua rampa destruída pelo avanço do mar) e a colateral. Para quem vem de Encantadas ou Nova Brasília, a depender da altura da maré, a única maneira de entrar é pela via alternativa.
Entrada principal
Entrada alternativa
altura. Nos vértices da linha poligonal, formada pela muralha, guaritas
(cinco) em alvenaria de pedra apoiadas sobre bacias de pedra lavrada e encimadas por pináculos, também em cantaria lavrada. A gola do parapeito é arrematada sobre o pórtico
– este em perfeito equilíbrio e enquadramento em relação ao baluarte, o que reafirma ter tido o
projeto