Professor
O local tem 25 quilômetros de praias que agradam a turistas de vários gostos. Algumas são praticamente desertas, outras têm bastante agito, inclusive à noite, e outras são ótimas para a prática do surfe.
Para evitar a degradação da ilha não é permitido veículo automotor e de tração animal, e o número de visitantes é restrito, não podendo passar de 5.000 pessoas por dia.
Não é permitida a visitação em toda a ilha, em uma grande parte não é permitido o acesso.
A rústica Ilha do Mel não tem asfaltamento, são apenas pequenas ruas e trilhas de terra que dá a impressão que o lugar parou no tempo.
Ao visitar esse lugar paradisíaco é bom levar lanterna para caminhar à noite, já que não há iluminação pública.
A ilha tem cinco vilarejos, que são: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.
Os pontos turísticos de maiores destaques em Ilha do Mel são o Farol das Conchas, que está localizado no morro da concha. Esta é uma construção de 1870 e que tem como objetivo orientar a navegação na baía de Paranaguá. Do alto do farol se tem uma bela vista panorâmica de quase toda a ilha e região.
A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é um dos monumentos militares mais importantes do estado do Paraná, ele foi construído em 1767 com objetivo de proteger a baía do Paranaguá e seu porto. O forte fica à beira-mar e está bem conservado, assim como seus canhões, o acesso é por trilhas no morro da Baleia.
No lado sul da ilha tem um dos patrimônios mais importantes da Ilha, a Gruta das Encantadas. Para se chegar até lá, há uma passarela que leva até a entrada.
No vilarejo de Nova Brasília, o Istmo, que é um faixa estreita na ilha do Mel, também é muito visitada. Na maré alta esta faixa de terra pode ficar encoberta.
Para se hospedar a Ilha oferece algumas pousadas e restaurantes simples, mas bem