academico
O conjunto de belas praias, morros, costões, manguezais, brejos litorâneos, restingas da mata atlântica e os principais atrativos turísticos da Ilha do Mel como a o Farol das Conchas, Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, Gruta de Encantadas e o Istmo em Nova Brasília convidam a longas caminhadas pelas trilhas bem sinalizadas e fazem da Ilha do Mel um dos destinos turísticos mais importantes do Sul do Brasil, destacando-se entre os destinos de eco turismo.
FAROL DAS CONCHAS.
O Farol das Conchas foi construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, no alto do Morro das Conchas para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá e possui a mesma função até hoje. Infelizmente não está aberto à visitação interna, mas vale a pena subir os degraus e rampas que dão acesso ao topo do farol e ter uma vista panorâmica deslumbrante de muitas praias e grande parte da Ilha do Mel. O pôr-do-sol do farol é simplesmente maravilhoso e imperdível.
FORTALEZA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES.
A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres é o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná. Foi construída no Morro de Fortaleza entre os anos de 1767 e 1770 a mando de Dom José I, rei de Portugal, com a participação do povo da Vila de Paranaguá. Tinha como objetivo principal proteger a Baía de Paranaguá dos ataques de piratas e espanhóis. Em 1850, o último grande combate contra o navio inglês CORMORAM sob o comando do capitão Joaquim Ferreira Barbosa, na tentativa de impedir o tráfico de escravos africanos. Depois disso a Fortaleza caiu em completo esquecimento e apenas em 1985 iniciaram-se os trabalhos de restauração. Em 1995, com recursos do Banco Mundial, através do Plano Nacional de Meio Ambiente, a Fortaleza voltou a ser um monumento arquitetônico digno de visitação. Suas ruínas se transformaram em célebres e majestosas estruturas com 12 imponentes canhões, protegidos por cinco lances de muralhas e uma vista para o oceano impressionante!
GRUTA DAS