APOSENTADORIA Completo
CAMPUS CORPVS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE
DESENVOLVIMENTO HUMANO III
PROFESSORA:
TEMA: DO TRABALHO
GRUPO: FALTA O NOME COMPLETO DO GRUPO
ADRIANA
ADRIANO
CRISTIANE
SHIRLEY
RODRIGO
KALINE
ZINNIA DE FÁTIMA LIMA FREITAS
FORTALEZA – CE
OUTUBRO - 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho considerara as variáveis da aposentadoria, intitulando o modo pelo qual o aposentado ver o trabalho, suas expectativas antes e durante este período, relacionando as possibilidades de entender o homem á partir do costurar nexos de sentidos do trabalho á aposentadoria, e o preconceito que se encontra muito presente em nossa cultura.
A meia idade geralmente é um período dinâmico, ás vezes estressante e á partir desta época será desenvolvido uma olhar tanto para frente como para trás dos anos já vividos e os que virão, passam a rever o quanto foram realizados, e utilizam o restante do ciclo da vida como o mais proveitoso possível, contudo temos indicadores que a atividade profissional com suas similitudes liga-se a aposentadoria possibilitando ao individuo concretizar seus sonhos e objetivos concomitantemente.
Diante do coletado pode-se estimar que o trabalho para um aposentado, tivesse preposto, além de um equilíbrio no orçamento, uma luta para atingir sua autoestima, e que esta recompensa mesmo que árdua é visto como um aparato significativo. Hoje visto a exclusão do idoso cada vez mais forte, sendo substituído com mais intensidade pelas tecnologias, e tido como uma pessoa descartável em relação as suas limitações cognitivas para acompanhar o mundo moderno, é taxada como improdutiva. Mesmo diante do preconceito preexistente na cultura brasileira da inserção do idoso no trabalho, eles mostram ser pessoas resilientes, por desde cedo na vida serem ativos, e vigorosos quanto a metas, mesmo conseguindo cargos de baixo nível.
O sujeito que se aposenta sofre não apenas as mudanças naturais do processo de envelhecimento, mas deve também integrar um certo