Formação profissional e humanização da saúde
ATIVIDADE DA DISCIPLINA
HUMANIZAÇÃO E ATENDIMENTO HOSPITALAR
Formação Profissional e Humanização da Saúde
CURSO GESTÃO HOSPITALAR
2º semestre
São Paulo
Setembro – 2012
INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar foi criado no ano de 1999, pela Secretaria da Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, com os objetivos de: * melhorar a qualidade e a eficácia da atenção dispensada aos usuários da rede hospitalar; * recuperar a imagem dos hospitais junto à comunidade; * capacitar os profissionais dos hospitais para um conceito de atenção à saúde baseado na valorização da vida humana e da cidadania; * conceber e implantar novas iniciativas de humanização beneficiando tanto os usuários como os profissionais de saúde; * estimular a realização de parcerias e trocas de conhecimentos; * desenvolver um conjunto de indicadores/parâmetros de resultados e sistemas de incentivos ao tratamento humanizado.
É proposto um conjunto de ações integradas que visam mudar o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições. É seu objetivo fundamental aprimorar as relações entre: profissional de saúde e usuário, profissionais entre si, profissionais e gestores, hospital e comunidade. Uma das diretrizes é o desenvolvimento técnico e emocional dos profissionais de saúde, de forma a aperfeiçoá-los para o atendimento ao usuário.
A HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE
A humanização é um processo amplo, demorado e complexo, ao qual se oferecem resistências, pois envolve mudanças de comportamento, que sempre despertam receio e medo. Os padrões conhecidos parecem mais seguros; além disso, os novos não estão prontos nem em decretos nem em livros, não tendo características generalizáveis pois cada profissional, cada equipe, cada instituição terá seu processo singular de humanização.
Atualmente têm sido propostas