Formaçao profissional e humanizaçao na saude
Os resultados de pesquisas de avaliação dos serviços de saúde tem demonstrado que a qualidade da atenção ao usuário é uma das questões mais criticas do sistema de saúde brasileiro. Então iniciou-se a criação de cursos especializados para a preparação de profissionais mais humanizados e no acompanhamento da tecnologia relacionada ao cuidado de saúde.
A humanização traz uma nova visão de cuidados, possibilitando a utilização de diversos recursos fazendo com que o foco da doença seja deixado de lado para dar uma atenção maior ao individuo como ser humano pois estamos em um momento em que cuidado humano esta no centro das atenções. Perante a Constituição de 1988, artigo 196 da seção 2: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Porem, nem sempre o serviço humanitário e a assistência à saúde estão presentes nos direitos do cliente, mesmo com tantos estudos e divulgações, ainda temos muitos descasos em hospitais e postos de saúde.
O governo criou o programa HumanizaSus, é um programa tem como objetivo formar todos profissionais de saúde que prestam serviço ao SUS para a humanização na assistência prestada não somente ao paciente, mas também a família.
Para que haja eficiência no atendimento ao cliente, é necessário que o profissional tenha uma boa formação, baseada no que há de novidade com relação a humanização da assistência. Há um grande investimento por parte das organizações e instituições educacionais na formação de profissionais de saúde humanizados, em sua grande maioria as instituições de ensino já incluiu em sua grade curricular a Humanização na assistência. Também esta sendo proposta a educação continuada para os que já atuam na área da saúde, como em capacitar os profissionais através da