Formação economica do brasil
Aula 001 – Formação Econômica do Brasil Objetivos
Universidade Metodista de São Paulo PLA Formação Econômica do Brasil
I. Identificar os aspectos que levaram os países Europeus a buscar alternativas para o “modelo” econômico mercantilista. II. Diferenciar os tipos de colonização ocorridos na América. III. Reconhecer o processo de Formação Econômica do Brasil a partir do período do Descobrimento. IV. Definir os ciclos econômicos da economia brasileira (cana de açúcar; ouro, borracha, café) e sua importância na dinâmica do desenvolvimento capitalista local. V. Entender os fatores determinantes do processo de industrialização no Brasil.
Fundamentos econômicos da ocupação territorial:
1. 2. 3. 4. 5. Expansão comercial Européia. Dificuldades de Comércio com o Oriente. Espanha e Portugal empreendem expedições em busca de rotas alternativas para a Índia. Descobrimento da América garante a Espanha e Portugal propriedade sobre as terras Tratados : (A) Bula Inter Coetera = 100 léguas à oeste do Cabo Verde para Espanha / Lado leste Portugal – Papa Alexandre VI 04/05/1493. (B) Tratado de Tordesilhas = 370 léguas. Oeste para Espanha / Leste para Portugal 1494. 6. Contestação do Tratado de Tordesilhas por Inglaterra, França e Holanda força ocupação territorial da região por Espanha e Portugal. 7. Inicialmente ocorre a exploração do Pau-brasil: Madeira usada na extração de tinta corante para tecidos (pouco rentável). 8. 1500 – 1530. Envio de expedições destinadas ao reconhecimento da terra e à preservação de sua posse.
Principais Conceitos
Ciclos Econômicos:
A teoria econômica afirma que os ciclos econômicos são flutuações nas atividades econômicas da era industrial, ou seja, alternância de períodos de expansão e de contração econômica. Segundo tendências, as crises cíclicas ocorrem dentro de intervalos periódicos relativamente constantes. Há diversas explicações para o fenômeno e inúmeras propostas para enfrentamento da questão. Na história econômica