formação economica do brasil
PRIMEIRA PARTE
Fundamentos Econômicos da ocupação territorial Da Expansão Comercial à Empresa Agrícola Capítulo 1 FURTADO, Celso. “Formação Econômica do Brasil”. 19ª edição. Editora Cia. e Editora Nacional. São Paulo: 1984.
Página 9 O início da ocupação econômica do território brasileiro é em boa medida uma conseqüência da pressão política exercida sobre Portugal e Espanha, pelas demais nações européias. Nestas últimas prevalecia o princípio de que espanhóis e portugueses não tinham direito senão aquelas terras que houvessem efetivamente ocupado.
Página 10 Os traços de maior relevo do primeiro século da história americana estão ligados a essa luta em torno de terras escassas ou Nenhuma utilização econômica. A exploração econômica das terras americanas deveria aparecer, no século XVI, uma empresa completamente inviável. O principal produto da terra – o trigo - dispunha de abundantes fontes de abastecimento dentro do continente.
FICHA DE RESUMO OU DE CONTEÚDO
PRIMEIRA PARTE
Fundamentos Econômicos da ocupação territorial Fatores do Êxito da Empresa Agrícola Capítulo 2 FURTADO, Celso. “Formação Econômica do Brasil”. 19ª edição. Editora Cia. e Editora Nacional. São Paulo: 1984.
Página 10 Um conjunto de fatores particularmente favoráveis tornou possível o êxito dessa primeira grande empresa colonial agrícola européia. Os portugueses haviam já iniciado há algumas dezenas de anos a produção, em escala relativamente grande, nas ilhas do Atlântico, de uma das especiarias mais apreciadas no mercado europeu: o açúcar. Página 11 A partir da metade do século XVI,a produção portuguesa de açúcar passa a ser mais e mais uma empresa em comum com os flamengos, inicialmente representados pelos interesses de Antuérpia e em seguida pelos de