Formação do Professor Univeristário
SAMUEL ALEXANDRE DE OLIVEIRA
DOCÊNCIA, DINÂMICA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
MOGI DAS CRUZES
2011
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
SAMUEL ALEXANDRE DE OLIVEIRA
RGM. 15784
DOCÊNCIA, DINÂMICA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
Trabalho solicitado pelo professor Vanderlei Elias Nery referente a disciplina Fundamentos Pedagógicos.
MOGI DAS CRUZES
2011
Qualificação do professor universitário quanto a sua preparação para didático-pedagógica
Desde a década de 70, onde os profissionais que se destacavam em sua área eram convidados a lecionar em instituições de ensino superior, em algumas delas atualmente ainda encontramos este tipo de problema.
Conhecer completamente sua área de atuação, ou ter competência plena para exercer determinada profissão não significa que este profissional saiba passar o seu conhecimento a outros de forma didaticamente eficaz, pois a eficácia na educação não se limita somente ao fato de ensinar, mas também “a forma pela qual o aluno aprende”.
A formação acadêmica atual trata transferência de conhecimentos enquanto aluno e futuros profissionais, porém, esquece que a atuação deste indivíduo pode ser como “profissional docente”, deixando aparente a falta de competência pedagogia que deveria ter sido desenvolvida dentro da própria IES durante a sua formação.
Existem ofertas formais de preparação pedagógica para professores em cursos de pós-graduação, de especialização, mestrado e doutorado em educação. Mas a realidade é que esses cursos têm vagas limitadas, não absorvem todos os docentes, e muitos têm um custo elevado. (Behrens apud Masetto, 1998, pg 65.
Segundo Behrens, esta preparação se dá em cursos “específicos” para a formação do docente, mas nem sempre, o profissional se preocupa em obter este tipo de conhecimento, isto é, como transferir conhecimento para o aluno de forma que ele absorva todo o produto da sua