estudante do fututro
Gabriel Perissé
Aos meus alunos, por tudo o que me ensinam.
ÍNDICE
Introdução
CAPÍTULO 1 – MATURIDADE INTELECTUAL
Reflita antes de pensar
Quem sou eu?
Comunicar-se é transbordar
Virtudes intelectuais
CAPÍTULO 2 – FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
No início é a leitura
Qual é o meu rumo?
Estudar o quê, e para quê?
CAPÍTULO 3 – PREPARAÇÃO ESPECÍFICA
Vocação profissional
Ser especialista ou ser especial?
O estudante estudioso
O profissional criativo
Conclusão
Livros mencionados e utilizados
INTRODUÇÃO
Quem será o estudante do futuro?
O estudante do futuro é todo aquele que desenvolve a capacidade de descobrir, com crescente entusiasmo, novos aspectos da realidade.
O estudante do futuro afasta de si o tédio, esta sensação imobilizadora. Porque o entediado não entende, e não consegue estender um dedo em direção ao conhecimento.
O estudante do futuro considera tudo interessante porque ele se tornou uma pessoa interessada.
O estudante do futuro é, por definição, adepto da estudiosidade, virtude de quem não precisa ser obrigado a mergulhar nos livros, a ouvir palestras, a assistir a filmes e a peças de teatro.
O estudante do futuro mergulha nos livros, ouve palestras, assiste a filmes, vai ao teatro com olhos (e ouvidos) de quem observa e absorve novas lições.
Studium, em latim, é dedicação, gosto, amor. Studium fallens laborem: o verdadeiro trabalho de estudar é tão apaixonante que o estudante estudioso não sente o menor cansaço.
O estudante do futuro larga as mãos do mestre que o ensinou a andar, pois descobriu que pode andar sozinho, correr veloz, voar mais alto.
O estudante do futuro sabe que muitos colegas seus andam presos, não saem do lugar em que foram plantados, estão sem horizontes. Por isso, decidiu olhar com olhos de ver, ouvir com ouvidos de escutar, falar com palavras pensantes, ler com a ousadia da imaginação, escrever com idéias vivas.
O estudante do futuro abre caminhos com a