Convergência digital
Adriana SALGADO
Resumo
O projeto de extensão Rádio Unesp Virtual, RUV, surgiu em 2004 com o intuito de aliar ensino e prática, possibilitando aos alunos dos cursos de Comunicação Social da Faac, espaço, suporte pedagógico e tecnologia para vivenciarem um ambiente próximo ao profissional. Seguindo um contexto comunicacional contemporâneo, a emissora ao trabalhar com a convergência de formatos possibilita aos futuros comunicadores uma vivência atualizada de sua profissão ao agregar em si rádio e internet, integrar as novas ferramentas sociais e promover efetivamente a interatividade.
Palavras-chave: web-rádio; comunicação; rádio; internet.
Introdução A reforma curricular das três habitações do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp, implantada em 2004, apontou a necessidade de criação de núcleos didático-pedagógicos para profissionalização dos alunos de Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas. O intuito era instalar estruturas laboratoriais digitais com tecnologias que permitissem exercitar convergência, interatividade e o desenvolvimento de gêneros, formatos e linguagens para as diversas áreas de comunicação abrangidas pelo Curso.
A Rádio Unesp Virtual (RUV), passou a difundir sua programação inicial em 2004, com a intenção de ser um simulador conceitual e profissional, uma ferramenta de formação que aproximasse os alunos das exigências do mercado radiofônico tradicional e também do novo nicho de comunicação pela internet. Afinal, o ciberespaço atraiu ainda nos anos 1990, muitas emissoras de rádio para a convergência e exatamente porque oferecia aos profissionais da radiofonia, uma diversidade de ferramentas de produção e de recursos comunicativos nunca vistos. A reprodução da programação convencional na internet permitiu que as estações adquirissem