formação do leitor
A Formação do Leitor Proficiente a Partir De Características Específicas Dos Gêneros Discursivos
Maria Aparecida Garcia LOPES-ROSSi
Utilizamos a leitura em vários locais e com diversas finalidades em nossas vidas. É através dela que podemos interagir e compreender o mundo a nossa volta. A formação do leitor inicia-se no âmbito escolar e se processa em longo prazo, o professor é seu mediador, com a leitura é possível diversificar o conhecimento. A escola deve realizar trabalhos com o objetivo, que o aluno tenha capacidade de fazer uso da leitura e escrita para enfrentar os desafios da vida em sociedade.
De acordo com Bakhtin (1992), gêneros discursivos são fruto da interação social dos participantes de uma situação de comunicação. A maneira de como cada texto é apresentado aos leitores, suas características e seu layout. Esses detalhes determinam a que tipo de gênero cada texto pertence, podendo ser gênero jornalístico, gênero literário, gênero jurídico e etc.
Grandes partes dos alunos que realizam leituras, não conseguem compreender o sentido do que estão lendo, isso é um grande problema para a formação de bons escritores. É importante desenvolver um trabalho que garanta ao aluno leitor, oportunidades de aprendizagem que não sejam entediantes, é importante que não se sintam presos a leitura, não se tornando um ato de decorar, mas de compreender.
Portanto, muitas tendências surgiram buscando inovar o ensino da leitura nas escolas. Essas mudanças na maneira de ensinar aos alunos a lê, promovem mudanças positivas no ensino da leitura, se desvinculando das concepções tradicionais que dificultam mais a formação dos alunos. É preciso que os professores tenham consciência que essa nova maneira de ensinar a lê, e bem mais satisfatória, ou seja, é importante que motivem os alunos mostrando metas para suas leituras, a partir de uma condição prazerosa de leitura.