qualidade de energia eletrica
ORIENTADOR: PROFESSOR TELMO NORONHA
Aluno (o): Vitor Tertliano Pereira
Mat: 20092101210
TEMA: QUALIDADE DE ENERGIA ELETRICA EM REDES DE BAIXA TENSÀO
Objetivo: identificar causas e solução dos distúrbios elétricos de energia em baixa tensão (até 1000v-NR10).
Justificativa: No decorrer dos anos a qualidade de energia tem sido fortemente exigida pelos fornecedores na distribuição, transmissão e geração (necessidade econômica), pois estas causam paradas em industrias e sistemas extremamente importante para o funcionamento do nosso pais tais : rede de computadores, aeroportos e produção de produtos em serie.
Características das cargas elétricas
Cargas lineares
Chaves: Diagnostico, Geração de distúrbio, Qualidade de energia, Classificação dos distúrbios, Transitório, Curto-circuito, variações de tensão de curta duração, transformada de wavelet, filtros, prejuízos econômicos, harmônicos, supressores de transientes e restauradores dinâmicos de tensão.
CAPITULO I
INTRODUÇÃO
A qualidade de energia tem se tornado um termo muito utilizado nos dias atuais, embora não exista um consenso quanto ao seu emprego, podendo ter siguinificados diferentes dependendo do referencial e o ponto de vista. As concessionárias de energia elétrica tem definido atualmente a qualidade de energia elétrica com base em indicadores estatísticos e nos limites de variação tensão estabelecidos pelas portarias da ANNEL - agência nacional de energia elétrica.
Com o crescimento na utilização de equipamentos computadorizados de alta sensibilidade de energia elétrica, tem aumentado a exigência sobre os níveis de qualidade de energia elétrica. Não siguinifica unicamente que se deve fornecer energia sem interrupção, mas também suas formas de onda devem ser mantidas senoidais, com freqüência constante, e sem variação siguinificativas na amplitude, assegurando bom funcionamento de equipamentos. O empobrecimento da