historia da educação fisica
GRIFFI, Giampiero.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA DINAMARCA
A Escola de Copenhaguen
Copenhaguen foi uma das primeiras cidades onde o ensino da ginástica teve larga e rápida difusão, mesmo se aí não se desenvolveu um método específico e original.
Fator de tal sucesso foi Francisco Nachtegall (1777-1847) que fundou em 1799 uma sociedade de ginástica e no mesmo ano torna-se professor junto ao "filantropino" de Copenhagen.
Em 1800, com a ajuda do príncipe Federico, seu aluno, instituiu uma escola de natação; em 1801 introduziu a ginástica no ensino primário e em
1804 fundou o Instituto Militar de ginástica, o primeiro dos tempos modernos e dele assume a direção.
Dentre os seus alunos, o mais célebre foi, sem dúvida, Pier Henrique
Ling que porá em prática a experiência adquirida de Nachtegall, para dar vida, na Suécia, à ginástica científica.
Em 1808, tornando-se rei Federico, foi-lhe concedido de instituir uma sessão civil de educação física junto ao Instituto Militar. O quê se repetirá mais tarde em Estocolmo, Paris e Turim.
Em 1816 teve-se a formação dos primeiros verdadeiros professores de educação física, os quais multiplicaram as iniciativas de Nachtegall que, no meio tempo, tinha-se aproximado muito ao endereço da escola alemã de Jahn.
Em 1828 o Instituto Militar transformou-se em Escola Normal de
Ginástica de Copenhagen e a própria ginástica transformou-se em matéria obrigatória de ensino na Dinamarca. Este foi o primeiro reconhecimento oficial que a educação física teve no mundo.
Nachtegall teve, sobretudo, o mérito de representar a ponte, não somente ideal, de conjunção entre o empirismo de Guts Muths e a ginástica científica de Ling. Ele foi, também, um promotor e assertor da educação física feminina: a ele deve-se, de fato, a fundação, em 1839, em Copenhagen, da
Escola Normal de Ginástica Feminina para a formação de professoras.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ALEMANHA
Na Alemanha, como dizíamos pouco