Qualidade de Energia Elétrica
Com esses benefícios em jogo a sua discussão é necessária como uma continuidade no serviço. Sabendo que qualquer interrupção causará transtorno para a população, e também a qualidade da energia elétrica influencia no seu desempenho e no seu preço.
Essa questão aparece a partir do momento que há interrupções no fornecimento, e esse artigo irá discutir os principais aspectos da Qualidade da Energia Elétrica.
Na década de 70 o Brasil vivia em situação bastante diferente de hoje em dia, existiam 3 tipos de consumidores: o consumidor residencial, comércio, e industrial. O consumidor residencial possuía uma carga resistiva, atualmente utilizam-se cargas comandadas eletronicamente.
As cargas comandadas eletronicamente, não requerem a corrente elétrica constantemente, apenas solicitam picos de energia em determinados momentos. Dependendo do conversor essas cargas podem poluir a rede de energia, e além de poluírem eles sofrem com a má qualidade da energia.
Vários aspectos permite avaliar a qualidade de fornecimento como:
Continuidade do fornecimento, nível de tensão, oscilações de tensão, desequilíbrios, distorções harmônicas de tensão e interferência em sistemas de comunicações.
Entre os distúrbios referentes a oscilação de tensão tem os tipo impulso, oscilações transitórias, variação no valor eficaz, desequilíbrio de tensão e distorções de forma de onda, representam desvios em regime da forma de onda.
Cintilação: é a impressão visual resultante das variações do fluxo luminoso das lâmpadas.
Cunha de Tensão: representa o afundamento abrupto da tensão que ocorre em cada alternância, podendo ou não cair a zero ou mudar de sinal.
Desequilíbrio de tensão: é a diferença entre a magnitude das tensões de fase de circuitos polifásicos.
Elevação de tensão: é caracterizado pelo aumento da tensão de alimentação acima