A Formação do Leitor
RA. 44 8891773255
5º B – Pedagogia
Noturno
Formação do leitor e escritor. Uma reflexão.
1. Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.
Sendo a Linguagem oral o principal instrumento de comunicação o homem esta dependente dos símbolos verbais e sendo assim para saber se expressar ele necessita de um bom desenvolvimento da linguagem. Desenvolvimento que nas primeiras séries é de extrema relevância para adquirir habilidades de fala, leitura e escrita, além da própria compreensão das mesmas. Ao educador cabe o papel de criador de situações autenticas de comunicação e formatação de estímulos necessários para a fala e a organização das ideias para depois os educandos transmiti-las.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Diz que:
A aprendizagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. Seu aprendizado acontece dentro de um contexto. Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa (1998, vol.3, p. 120).
Sabemos que muitos professores não têm dado a devida importância ao trabalho da oralidade em sala de aula. Neste contexto ainda temos a mutação da língua que nas últimas décadas se tornou mais aparente. Como trabalhar estes aspectos nas séries iniciais se tornou mais um desafio. A oralidade da criança é de total importância para o desenvolvimento dela. 2. Análise sobre a formação do leitor e do escritor.
O leitor utiliza na leitura o que ele já sabe com conhecimento adquirido ao redor de sua vida. A interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo é que o leitor consegue construir o sentido do texto. A vivencia é parte primordial na formação do leitor/escritor. Além da forma culta para a escrita, não existe