Formação do docente na perspectiva da Inclusão
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Aluno: Jose Bonifácio R. Tavares
Marataízes, ES
2014
ASSUNTO: Projeto de Inclusão
TEMA:
Formação Docente na Perspectiva da Inclusão
OBJETIVO GERAL
Ressaltar que para ocorrer à inclusão verdadeiramente haja uma formação adequada a todos os professores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entender o que vem a ser um atendimento educacional especializado.
Buscar uma prática mais reflexiva para que a educação especial se aprimore cada vez mais em um atendimento especializado.
PROBLEMA:
A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender. Com ela emergem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Em meio a isso, o professor, é levado a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais, considerando que não dispôs de formação para tal.
Com isso, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os docentes e para escola de modo geral, que necessitam criar meios para aprender a trabalhar nessa perspectiva. Assim, o professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender.
Aprender é adquirir conhecimentos, construir saberes que são ferramentas para desenvolver seu trabalho. O professor vai aprendendo a ensinar enfrentando cotidianamente diversas situações que lhe possibilitam construir tais ferramentas (TARDIF, 2002).
JUSTIFICATIVA
A inclusão é a novidade que veio para nos fazer pensar que não estamos prontos, formados, e que sempre temos algo para aprender. Ser professor implica compreender que precisamos aprender mais e mais, e que podemos estar sempre aprendendo.
A aprendizagem, assim como a formação é um processo que se estende por toda vida. Da mesma forma, a docência implica aprendizagem permanente, na qual o professor