Biografia de Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta
Instituto de Matemática e Estatística.
Disciplina: Física II.
Professor: João Canalle.
Aluno: Rodrigo G. Goulart.
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta
Alessandro Volta foi um físico italiano. Nasceu e foi educado em Como, Itália, onde se tornou professor de física na Escola Real em 1774. Sua paixão foi sempre o estudo da eletricidade, e já como um jovem estudante ele escreveu um poema em latim na sua nova fascinante descoberta. De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi seu primeiro livro científico. Apesar de sua genialidade desde jovem, começou a falar somente aos quatro anos de idade.
Em 1751, com seis anos de idade, foi encaminhado pela família para a escola jesuítica, pois era de interesse familiar que seguisse carreira eclesiástica, porém, em 1759, com quatorze anos decidiu estudar física, e dois anos depois abandonou a escola jesuítica e desistiu da carreira eclesiástica. Em 1775 aprimorou o eletróforo, uma máquina que produz eletricidade estática. Volta é comumente creditado como o inventor dessa máquina que foi de fato inventada três anos antes.
Estudou a química de gases entre 1776 e 1778. Após ler um ensaio de Benjamin Franklin sobre "ar inflamável" e cuidadosamente procurá-lo na Itália, Volta descobriu o metano. Em novembro de 1776, Volta encontrou metano no lago Maior; em 1778 ele conseguiu isolar o metano. Em 1779 tornou-se professor de física na Universidade de Pavia, posição que ocupou por 25 anos.
Em 1780 demonstrou que a origem da corrente elétrica, descoberta por Luigi Gavani, não estava nos seres vivos, mas sim no contacto entre dois metais num meio ionizado. É na sequência das suas investigações sobre a eletricidade que Volta constrói as primeiras pilhas químicas, dando assim início ao estudo da eletricidade e dos circuitos elétricos, estudos esses que constituíram as bases do rápido