Biografia de alessandro volta
Alessandro Giuseppe Antônio Anastásio Volta nasceu em 18 de fevereiro de 1745, na pequena cidade de Como, próxima de Milão, na Itália. Era o sexto dos sete filhos do Conde Fi-lippo Volta e da Condessa Maria Mada¬lena. Em sua infância, o garoto não mostrou ser um menino prodígio, começou a falar apenas aos quatro anos de idade e sua família estava convencida de que ele possuía problemas mentais. Entretanto, aos sete anos, quando do falecimento de seu pai, alcançava o nível de perspicácia para crianças de sua idade. Mas nos anos de silêncio, sua mente não per¬deu tempo.
Bem cedo o jovem Alessandro revelou uma indomável vocação pa¬ra os estudos das ciências naturais, a ponto de utilizar qualquer papel que lhe viesse às mãos para fazer um registro de suas observações — levadas a efeito, às vezes, em lugares perigosos (aos doze anos pensou ter descoberto um filão de ouro num rio e, para seguí-lo, quase se afogou). A partir de então, Alessando começou a progredir intelectualmente.
Em 1751, com seis anos de idade foi encaminhado, para passar a in-fância numa localidade próxima, Bruna-te, entre pessoas de pouca cultura, para a escola jesuítica, pois era de interesse familiar que seguisse carreira eclesiástica.
Estudou boa parte de sua vida no colégio dos jesuítas, porém, em 1759, com quatorze anos decidiu estudar física,.
Apesar de seu tio o incentivar a estudar Direito, ele estava decido a estudar Física, e aos 16 anos, abandonou a escola para estudar por conta própria, apenas com a assistência de um cônego. Esse cônego e amigo de Volta foi Gattoni, que além de lhe ensinar os princípios básicos de Física, também lhe forneceu alguns aparelhos necessários para suas experimentações. E, incrivelmente, Volta aprendeu sozinho Física, Matemática, Latim, Francês, Alemão e Inglês. De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi seu primeiro livro científico.
Com dezoito anos,