formação de imagens
1 Globo ocular
As diversas estruturas do olho humano servem para:
- Manter a forma e movimentar o globo ocular;
-Nutrir, lubrificar e proteger o olho;
-Conduzir a luz até os fotossensores;
-Adaptar o olho a diferentes condições de luminosidade;
-Focalizar a imagem dos objetos sobre os fotorreceptores;
-Reduzir o ofuscamento;
-Conduzir as informações visuais para o sistema nervoso central;
-Processar as informações visuais.
A parede anterior do olho é formada por uma mucosa – a conjuntiva – e pela córnea. A córnea é transparente e tem forma de cúpula. A parede das demais regiões do olho é formada por três membranas:
- Esclerótica é uma membrana rígida que serve para dar forma ao globo ocular.
- Coróide é responsável pela nutrição da retina e reduz a reflexão da luz no interior do globo ocular.
- Retina é uma membrana onde estão os fotorreceptores.
- Córnea é uma importante lente para a formação da imagem retiniana.
O Cristalino é uma lente biconvexa de geometria variável que se encontra sustentada pelos ligamentos suspensórios. Sua forma pode ser alterada pelos músculos ciliares que estão situados no corpo celular. A íris é uma membrana móvel cuja cor de termina a coloração do olho. Ela atua como um diafragma, limitando a área iluminada do cristalino e, assim, controlando a quantidade de luz que chega a retina. A córnea e o cristalino atuam, em condições normais, como lentes convergentes. Define-se como eixo óptico do olho a linha que liga os centros ópticos dessas duas lentes.
Seis músculos controlam os movimentos de cada olho. São eles: Oblíquo maior, oblíquo menor, reto interno, reto externo, reto superior e reto inferior. A Retina pode ser identificada 10 camadas distintas: 1. Epitélio pigmentar 2. Camada dos receptores; 3. Membrana limitante externa; 4.Camada nuclear externa; 5. Camada plexiforme externa; 6. Camada nuclear interna; 7. Camada plexiforme interna; 8. Camada de células ganglionares; 9. Camada de