Formação da imagem
São Paulo 2013
Geometria da formação da imagem
ALUNOS: Nataly França , Ingrid Barbosa, Meirane Cristina, Lucio Baldo, Kemy Schleh ,Wilson santos
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Controle de equipamentos, do curso de radiologia, da Universidade Uniban – Anhanguera, ministrado pelo professor Luis Carlos Trento.
São Paulo 2013
1. Resumo
O raio-x foi descoberto em novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Rontgen. Para se entender geometria da formação da imagem é necessário primeiramente compreender suas variações e o que envolve a imagem, elementos, possíveis problemas, técnicas empregadas para o bom resultado e o os fatores que podem causar imagens defeituosas. Objetiva-se o esclarecimento do inicio do processo até sua utilização dos raios x, em diversos setores, seja medicina, industrial e aeroportos.
São Paulo 2013
2. Objetivos A geometria da formação da imagem tem como leis que objetivam a formação correta das imagens radiográficas, evitando problemas comuns, como a borrosidade e o tamanho da imagem. Para se ter uma boa radiografia é necessário conhecer alguns conceito e saber utiliza-los, como: Foco (foco emissor de radiação) Objeto (região do corpo e estudo) Filme radiográfico (anteparo) Distancia Distancia foco-filme (distancia foco-amparo) Distancia objeto filme (distancia objeto anteparo) Distancia foco-objeto Distancia objeto-filme.
Além dessas informações tem-se que conhecer Corrente mA – que é responsável por controlar o foco fino ou foco grosso (quantidade de raios-x) mAs - Controla o contraste e o tempo de exposição. Kv - Penetração do feixe de raio-x
Conceitos que sendo utilizados juntos farão com que a imagem obtida atenda ao padrão necessário.
São Paulo 2013
3. Objetivos gerais
Na realização de um exame de radiação a ultima etapa é a formação da imagem o elemento sensor, que será o filme radiográfico, está posicionado atrás do