formação da imagem radiografica
DEPARTAMENTO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
ANDRÉ LIETZ
BRUNA MICHALOVICZ
ITAMARA DE AGUIAR
LIDIANE PRESTES
FORMAÇÃO DE IMAGEM RADIOGRÁFICA
CANOINHAS
2014.
ANDRÉ LIETZ
BRUNA MICHALOVICZ
ITAMARA DE AGUIAR
LIDIANE PRESTES
FORMAÇÃO DE IMAGEM RADIOGRÁFICA
Trabalho apresentado à Unidade Curricular de Física II do Curso Técnico em Radiologia como requisito parcial de aprovação.
Prof. Vilson Finta
CANOINHAS
2014.
INTRODUÇÃO
Formação da imagem radiográfica é o termo usado para descrever a sequência de eventos requeridos para converter a imagem latente, contida na emulsão sensibilizada do filme, em uma imagem radiográfica visível e permanente. O conhecimento do trabalho e o entendimento da teoria do processamento são necessários para que falhas de processamento possam ser identificadas e corrigidas
Formação Imagem Radiográfica.
O uso da radiação eletromagnética ionizante para produzir a imagem de um objeto em um material fotossensível é chamado de radiografia.
A última etapa de um exame radiológico é a obtenção da imagem radiográfica registrada sobre um detector de radiação a partir da interação da radiação com o corpo do paciente. Os raios X são uma forma de radiação ionizante possuindo energia suficiente para penetrar no tecido humano, interagindo com os seus átomos.
A cadeia de eventos que resulta na formação de uma imagem radiológica tem inicio com a produção dos raios X, os quais se irradiam a partir da sua fonte geradora em linha reta e, em todas as direções, até que sejam detidos por uma superfície absorvente. Este é o motivo pelo qual o tubo de raios X está localizado dentro de um alojamento de metal, blindado que detém a maioria da radiação. É através de uma janela ou abertura na estrutura do tubo, que sai apenas uma pequena quantidade de raios úteis. Estes raios constituem o que se chama