Formação de imagem digital
TECNOLOGIA
RADIOLÓGICA
Prof. Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com Aula 04 – Radiologia Digital
Radiografia Digital
• A obtenção de uma imagem radiográfica representa a interação entre diversos elementos, entre eles um elemento tridimensional (o orgão), o feixe de elétrons convertido em radiação X e o filme radiográfico.
• Com o avanço da tecnologia, começou também a corrida à otimização do processo radiográfico. Filmes cada vez mais rápidos, mais sensíveis à radiação e com maior capacidade de resolução espacial foram sendo desenvolvidos, máquinas de processamento automático capazes de disponibilizar o conjunto imagem radiográfica/filme cada vez mais rápido e aparelhos emissores de radiação sofisticados foram lançados no mercado (PASLER et al., 1999).
1
29/03/2009
• As primeiras imagens radiográficas digitais produzidas foram realizadas através da conversão via leitores
"scanners" ou câmeras de vídeo, sendo o processo de conversão de mídia física para digital no seu início caro e difícil de ser realizado (WATANABE et al., 1999).
• Segundo a literatura, ao conceito de imagem radiográfica digital utilizado hoje, entende-se àquele no qual a imagem visualizada em um monitor é obtida de duas maneiras, através de sistemas com ou sem o uso de filmes radiográficos, sendo estes métodos também chamados de método direto através do qual a imagem é captada diretamente através de um sensor sensor de carga acoplada (CCD - Charged Coupled
Device), ou indireto, sendo, então, a imagem obtida através da digitalização via scanner sendo este método também chamado de sistema híbrido (WATANABE et al., 1999; ATTAELMANAN, BORG, GRONDAHL, 2000).
2
29/03/2009
• No método indireto ou sistema híbrido, a imagem radiográfica é obtida de maneira convencional, com o uso do conjunto de películas e/ou écrans intensificadores, processadas quimicamente e submetidas a um processo de digitalização através de