Resistores
Introdução Teórica A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente (Req), que representa a resistência total dos resistores associados.
Associação em série: Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.
Req = R1 + R2 + R3 + R4
Associação em paralelo: A partir da associação de resistores em paralelo, há uma alteração no valor da resistência equivalente do circuito, sendo o inverso de seu valor, proporcional a soma do inverso do valor de cada resistor utilizado.
1 / Req = (1 / R1) + (1 / R2) + (1 / R3) + (1 / R4)
Procedimento O experimento foi iniciado utilizando o código de cores que é a convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral através de uma tabela. Em um protoboard (MP-958);, foram montados dois circuitos com dois resistores distintos. O primeiro com a associação dos resistores em série e posteriormente em paralelo. Após a montagem de cada circuito com o auxilio de um multímetro (Minipa ET-1110 A), foram medidas a resistências equivalentes do circuito total e anotadas.
Cálculos Iniciamos os cálculos encontrando o valor de cada resistor através do código de cores. Identificamos o primeiro resistor como “Resistor 1” e o segundo como