Formação de face
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE MEDICINA
MÓDULO DE MCGNO
DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA
* FORMAÇÃO DE FACE * PLACENTA E MEMBRANAS FETAIS
BELÉM – PA
2012
1.0-FORMAÇÃO DE FACE
O início do que se denomina face começa a aparecer na quarta semana,em volta do estomodeu primitivo.É de grande importância a influencia indutora dos centros organizadores do prosencéfalo e do romboencéfalo.Este tem seu centro organizador localizado ventralmente ao romboencéfalo,enquanto aquele possui o centro organizador prosencefálico, localiza-se rostralmente à notocorda e ventralmente ao prosencéfalo.
Os cinco primórdios da face são a saliência frontonasal;o par de saliências maxilares e o par de saliências mandibulares.
O primeiro par de arcos faríngeos possibilita a origem dos pares de saliências da face.A proliferação de células da crista neural produz tais saliências.A principal fonte dos componentes do tecido conjuntivo,cartilagem,ossos e ligamentos nas regiões facial e oral advém destas células.Experimentos mostram que mioblastos advindos do mesoderma paraxial e pré-cordal,contribuem para a formação dos músculos voluntários craniofaciais. As saliências faciais constituem centros de crescimento ativo do mesênquima subjacente.São elas: * Saliência frontonasal (SFN):origina as vesículas ópticas formadora dos olhos.A parte frontal da SFN forma a testa ,a parte nasal forma o limite rostral do estomodeu,da boca primitiva e do nariz. * Saliências maxilares:formam os limites laterais do estomodeu. * Saliências mandibulares:constitui o limite caudal da boca primitiva
O aspecto facial humano torna-se intensamente visível ao final do período embrionário.A mandíbula e o lábio inferior formam-se primeiramente na face,resultando da fusão das extremidades mediais das saliências mandibulares no plano mediano.
Ao término da quarta semana ,desenvolvem-se os placóides nasais que constituem os