Introdução hidraulica
1
1.1
Introdução
Os fenômenos de transferência Grandezas físicas movimentam-se no espaço → base da
Engenharia Química: - Massa → diferença de concentração; - Energia (calor) → diferença de temperatura; - Quantidade de movimento → diferença de cargas (energias altimétrica, piezométrica e cinética, por unidade de peso), Modelo matemático → aplicação dos conceitos matemáticos aos sistemas físicos visando sua descrição em forma de equações, em sua maioria simplificadas, e dentro de erros aceitáveis. Mecânica → parte da Física que trata dos corpos sob influência de forças, estejam eles estacionários ou em movimento. 1.2 Fluidos
Definição → “Substâncias que se deformam continuamente sob a ação de uma força tangencial F, por menor que ela seja.” Deformar-se continuamente é escoar.
Figura 1 – Definição de escoamento Teoria cinética da matéria → estados físicos fundamentais da matéria Sólidos - moléculas oscilam em torno de posições fixas; - forças de atração intensas;
1
Introdução
- força tangencial não pode ultrapassar o regime elástico do material ⇒rompimento; - tensão é proporcional à deformação. Líquidos - moléculas oscilam, mas não mantém posições fixas; - forças de atração são menos intensas que nos sólidos; - toma a forma do recipiente, porém o volume final não se altera, é sempre constante; - forma uma superfície livre; Gases - moléculas oscilam e movem-se aleatoriamente; - preenche todos os espaços disponíveis, por isso toma e forma e o volume do recipiente, precisando de contenção para não se perder (tampa).
Figura 2 – Exemplificação da teoria cinética da matéria (http://paulosutil.blogspot.com.br/2012/02/estados-fisicos-da-materia.html) Enfim: líquidos e gases são considerados fluidos por possuírem capacidade de escoar; - qualquer substância pode vir a ser um fluido, pois pode se apresentar nos estados gasoso ou líquido, dependendo apenas das condições de temperatura ou pressão a que estão submetidos.
1.3
Hipótese