Desenvolvimento da Face
REFERENCIAS
1- CONTEÚDO DOS SLIDES (NESTE DOCUMENTO)
2- CAPITULO DE DESENV. DA FACE DO LIVRO MJOR, FEJERSKOV 1990
3-
DESENVOLVIMENTO DA FACE EmbriOral
Blastocisto ------------
Constituintes: cavidade em contato com ectoderma; saco vitelino em contato com endoderma; emvoltório de mesoderma extra-embrionário.
Ao final da 2ª SVIU: disco tridérmico: surgimento do mesoderma a partir do ectoderma.Surge placa precordal (espessamento do endoderma na região cranial).
Durante 3ª SVIU: formação da linha primitiva, do mesoderma intra-embrionário e do processo notocordal ( a partir do nó primitivo). Uniões do ecto e do endoderma: membrana buço-faríngea e membrana cloacal.
DESENVOLVIMENTO DA FACE EmbriOral
Placa e tubo neurais ------------
Placa neural: origina-se de um espessamento do ectoderma na porção mediana da porção cefálica. Sulco neural: depressão limitada pelas pregas neurais (com cristas neurais).
Tubo neural: origina-se da fusão das pregas neurais, separa-se do ectoderma e fica envolto por mesoderma. Origina encéfalo e medula espinhal.
Células da crista neural: formam massas celulares paralelas ao tubo e separadas do ectoderma. As células migram e contribuem pra formação de diversos tecidos (polpa, dentina, cemento, ligamento periodontal, etc).
Somitos:blocos de meseoderma que surgem a partir do mesoderma paraxial. Originam as vértebras e os músculos do tronco e dos membros.
DESENVOLVIMENTO DA FACE EmbriOral
Mesoderma e as curvaturas do disco ------------
Mesoderma paraxial: origina os somitos;
Mesoderma intermediário: origina o aparelho urogenital;
Mesoderma lateral: origina as membranas serosas pleural, pericárdica e peritoneal.
Flexões cefalocaudais: na menbrana buço-faríngea e na membrana cloacal. Durante a 3ª e a 4ª SVIU. Formação do estomodeo