O Desenvolvimento Agropecuário no Brasil em Face da Questão Ambiental
Autor: Robson Roberto Souto Santos
Resumo: No que tange à agropecuária, o Brasil ocupa posição de destaque no cenário internacional, dado o grau de desenvolvimento tecnológico dos empreendimentos rurais e a vocação agrícola do país. Um levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos consolidou o Brasil como um dos líderes mundiais nas exportações agrícolas. Aproximadamente um terço do PIB brasileiro é gerado no campo. Todavia, a atividade que gera divisas também gera danos ambientais, se desenvolvida de forma inconsciente. Urge, portanto, utilizar o meio ambiente de forma responsável, enquanto bem difuso assim definido pela Constituição da República Federativa do Brasil, em consonância com os Princípios do Direito Ambiental e a favor das gerações presentes e futuras.
Palavras-chave: Agronegócio. Dano Ambiental. Meio Ambiente. Sustentabilidade.
Estância/SE
2013
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como finalidade mostrar a importância da agropecuária para o Brasil, enquanto provedor mundial de matérias-primas e alimentos, sob o ponto de vista socioeconômico, vislumbrando ainda a necessidade de produzir com o mínimo possível de agressões ao meio ambiente e em consonância com os Princípios do Direito Ambiental.
Entende-se por agronegócio toda relação comercial ou industrial que envolve as cadeias produtivas da agricultura e da pecuária. Deste modo, temos a cadeia produtiva da soja, do milho, da carne, do leite e derivados, entre outras. No Brasil, estas cadeias produtivas são as maiores fornecedoras de produtos exportáveis e responsáveis pela geração de divisas no mercado externo. O Brasil é essencialmente um país agrícola, e o agronegócio gera, direta e indiretamente, empregos, renda e desenvolvimento. Além disso, forçoso é salientar que grande parte dos produtos que consumimos – alimentos, peças de vestuário,